SUSTENTABILIDADE E CONSUMO CONSCIENTE E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA

Autores

  • Cleber Suckow Nogueira
  • José Alberto Carvalho dos Santos Claro

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Consumo Consciente. Desenvolvimento Econômico. Região Metropolitana da Baixada Santista.

Resumo

O crescimento econômico da Região Metropolitana da Baixada Santista criou o cenário perfeito para o surgimento, explosão e consolidação do consumo de massa. O objetivo deste ensaio teórico é resgatar o termo consumo consciente e a partir de uma perspectiva crítica identificar as dimensões pelas quais se manifesta, e a sua influência no cotidiano do consumidor. Foi realizado um levantamento de dados secundários, por meio de revisão bibliográfica e os resultados podem ser uma colaboração para alcançar-se uma gestão sustentável vinculada à melhoria das condições de vida dos consumidores.

Biografia do Autor

Cleber Suckow Nogueira

Bacharel e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Santos. Especialista em Gestão Empresarial pela FGV Fundação Getúlio Vargas e Especialista Interdisciplinar em Saúde Pública pela FSP/USP Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Paulista - UNIP e Centro Universitário Monte Serrat - UNIMONTE. Secretário Executivo da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande.

José Alberto Carvalho dos Santos Claro

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Santos (1992), mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1998) e doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Professor do Programa de Mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Downloads