COMO SER UM “CLUBE GRANDE”? ARNALDO GUINLE E A GESTÃO DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB (1916-1931)

Autores

  • João MCM Santos Universidade Nove de Julho

Palavras-chave:

pesquisa histórica, empreendedorismo, gestão do esporte, Fluminense Football Club, Arnaldo Guinle

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a ação empreendedora de Arnaldo Guinle na presidência do Fluminense Football Club, entre 1916 e 1931, período em que o clube se tornou uma das agremiações esportivas de maior relevância no país. Metodologicamente, foi realizada uma investigação histórica pautada na interpretação de fontes como documentos oficiais do clube, das ligas esportivas que o clube participou e do próprio governo, além de notas publicadas em periódicos do período para entender as ações de Arnaldo Guinle dentro do contexto social, político, econômico e cultural de seu tempo. Espera-se contribuir com esta pesquisa, tanto para o estabelecimento de uma interação entre a pesquisa em administração e em história, quanto para mostrar que as ações empreendedoras no esporte são pautadas em oportunidades contextuais e estruturais que não podem ser relegadas em uma pesquisa sobre esta temática. Ao analisarmos a história de Arnaldo Guinle à frente do Fluminense, podemos concluir que, vindo de uma família da elite carioca e utilizando de sua ampla rede de relações econômicas, sociais e políticas, Guinle aproveitou as oportunidades oferecidas pelo contexto do período e suas ações como gestor do Fluminense no início do século XX caracterizam-se como uma das pioneiras em relação ao empreendedorismo no esporte brasileiro.

Biografia do Autor

João MCM Santos, Universidade Nove de Julho

Graduação em História e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo.

Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão do Esporte - Uninove

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Publicado

2014-06-05