MERCADO MADURO E CONSUMO: QUE FATORES SÃO RELEVANTES NA DETERMINAÇÃO DE PREFERÊNCIA DE SUPERMERCADOS PELA TERCEIRA IDADE

Autores

  • Alexandre Braga Gusmão UNESA - MADE
  • Cecilia L Queirós Mattoso MADE - UNESA

Palavras-chave:

fidelização, comportamento do consumidor, consumidor maduro, terceira idade, supermercado, ambiente, leiaute, atendimento, interação social

Resumo

Dados do IBGE mostram que a população brasileira acima de 60 anos está mais ativa, com renda superior à que se via há tempos atrás, e saúde em melhores condições, além de ter crescido 41% nos últimos 10 anos. Assim, surpreende o fato de muitos varejistas os ignorarem ou colocá-los sob uma mesma perspectiva gerencial que os mais jovens. Esse estudo buscou identificar quais aspectos influenciam o consumidor maduro no processo de escolha do supermercado preferido. Os elementos relacionados ao ambiente (leiaute e atmosfera), à interação social e ao atendimento mostraram-se como os preferidos na determinação do supermercado favorito. Além desses, outros fatores até então inexplorados – segurança, socialização, saúde e bem estar - emergiram de forma espontânea do campo, trazendo contribuições ao meio acadêmico e ao varejo.

Biografia do Autor

Alexandre Braga Gusmão, UNESA - MADE

Mestre pelo MADE - UNESA

Cecilia L Queirós Mattoso, MADE - UNESA

Doutora pela Coppead - UFRJ. Professora Adjunta do departamento de Marketing - MADE - UNESA

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Publicado

2015-07-13