ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO FORMAL E DO IMPACTO DO TREINAMENTO NO TRABALHO

André Delevati Gorski, Gean Carlos Tomazzoni, Andressa Schaurich dos Santos, Stefania Tonin, Vânia Medianeira Flores Costa

Resumo


O presente estudo tem com objetivo principal analisar os motivos que levam os técnico-administrativos em educação de uma instituição pública de ensino superior a buscar qualificação e qual o impacto da formação em suas atividades profissionais. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo estudo de caso em abordagem quali-quantitativa. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário adaptado de Abbad (1999), que analisa múltiplas variáveis, integrando em uma abordagem única os três níveis de avaliação: reação, aprendizagem e impacto. Ao todo foram aplicados 238 questionários. Os resultados evidenciam que 54% dos técnico-administrativos possui escolaridade além da exigida para ingresso no cargo. Dentre os fatores de maior influência na decisão por fazer o curso, a afinidade com a temática e a possibilidade de melhoria na remuneração são destacados como aspectos principais.


Palavras-chave


Educação Formal; Treinamento; Técnico-Administrativo em Educação

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e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

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