ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO FORMAL E DO IMPACTO DO TREINAMENTO NO TRABALHO

Autores

  • André Delevati Gorski Universidade Federal do Pampa
  • Gean Carlos Tomazzoni Universidade Federal de Santa Maria
  • Andressa Schaurich dos Santos Universidade Federal de Santa MAria
  • Stefania Tonin Universidade Federal de Santa Maria
  • Vânia Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação Formal, Treinamento, Técnico-Administrativo em Educação

Resumo

O presente estudo tem com objetivo principal analisar os motivos que levam os técnico-administrativos em educação de uma instituição pública de ensino superior a buscar qualificação e qual o impacto da formação em suas atividades profissionais. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo estudo de caso em abordagem quali-quantitativa. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário adaptado de Abbad (1999), que analisa múltiplas variáveis, integrando em uma abordagem única os três níveis de avaliação: reação, aprendizagem e impacto. Ao todo foram aplicados 238 questionários. Os resultados evidenciam que 54% dos técnico-administrativos possui escolaridade além da exigida para ingresso no cargo. Dentre os fatores de maior influência na decisão por fazer o curso, a afinidade com a temática e a possibilidade de melhoria na remuneração são destacados como aspectos principais.

Biografia do Autor

André Delevati Gorski, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Administrador na Universidade Federal do Pampa.

Gean Carlos Tomazzoni, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Atua principalmente em temas da área do comportamento organizacional, a exemplo de: comprometimento organizacional, entrincheiramento organizacional, consentimento organizacional, valores organizacionais, políticas e práticas de recursos humanos e desempenho organizacional.

Andressa Schaurich dos Santos, Universidade Federal de Santa MAria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administraçãao da Universidade Federal de Santa Maria. É professora do Curso Técnico em Administração e Contabilidade da CS Escola Técnica e Tutora a Distância do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal/modalidade EAD/UFSM. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente em temas da área do Comportamento Organizacional - Vínculos com a organização (Comprometimento, Entrincheiramento e Consentimento Organizacional) e Vínculos com a carreira (Comprometimento e Entrincheiramento com a carreira).

Stefania Tonin, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Curso de Administração da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA). Aluna do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria, nível Doutorado (2014). Mestre pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Possui graduação pelo Programa Especial de Graduação (PEG) Formação de Professores para a Educação Profissional (2013). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2010).

Vânia Medianeira Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2008). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria, Coordenadora do Curso de Administração e Coordenadora do curso de Especialização em Gestão Pública Municipal/EaD. É pesquisadora associada à linha de pesquisa Sistema, Estruturas e Pessoas do Mestrado em Administração da Universidade Federal de Santa Maria e ao Núcleo de Estudos Indivíduo, Organizações e Trabalho da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: comprometimento, clima organizacional, mudança organizacional, motivação, satisfação e comportamento organizacional.

Downloads

Publicado

2015-07-13