INFORMAÇÕES DE CUSTOS NA AVALIAÇÃO DE RESULTADO DE PRODUTOS DE UMA PEQUENA EMPRESA

Karin Aparecida Piccoli, Valdirene Gasparetto

Resumo


Este trabalho tem por objetivo mostrar a utilização de informações de custos na avaliação do resultado obtido com produtos fabricados por uma pequena empresa. O estudo é realizado em uma empresa fabricante de sorvetes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo com levantamento bibliográfico e documental, e acompanhamento das atividades da empresa, onde fez-se o levantamento dos dados necessários para a realização da pesquisa. Foram aplicados os métodos de custeio variável e custeio pleno para fornecer informações aos gestores da empresa, segundo as suas necessidades. A empresa atua em mercado de grande sazonalidade. Em função do precário desempenho dos produtos, analisou-se o ponto de fechamento da empresa, que poderia ocorrer na baixa temporada - meses de abril a outubro -, porém tal medida seria insuficiente para reversão de resultados. Para melhorar o resultado são necessárias medidas para a gestão dos gastos incorridos, mas também uma avaliação estratégica da empresa, em função da capacidade instalada e do volume de operações, já que a demanda atual não é capaz de diluir de forma adequada os gastos fixos gerados pela estrutura de produção da empresa. Informações de custos podem apoiar a tomada de decisões, porém são informações-meio, no sentido de que evidenciam uma situação, mas dependem de ação gerencial para levarem à melhoria de resultados das organizações.


Palavras-chave


Tomada de decisão. Informações de custos. Desempenho.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Pensamento & Realidade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

Indexado em: