O PAPEL DO EXAME FINAL PARA O ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Filipe Quevedo-Silva, Caroline Acosta Lezcano Foscaches, Leandro Sauer

Resumo


Esse trabalho tem por objetivo analisar a relação do Exame Final com a taxa de aprovação dos estudantes e descobrir se realmente esse instrumento os beneficia, bem como quais seriam as conseqüências de sua eliminação. Para tanto foram feitas reuniões com os coordenadores de curso da UFMS, um estudo bibliográfico sobre as técnicas de avaliação da aprendizagem e finalmente uma comparação entre as taxas de aprovação antes e depois da implantação do exame. Os resultados das comparações feitas com o teste T-student não mostraram diferenças significativas entre as aprovações pré e pós exame na maioria dos cursos analisados. Esse resultado juntamente com as opiniões percebidas nas reuniões põe em dúvida a real contribuição desse instrumento e nos permite concluir que não é possível afirmar que a eliminação do Exame Final traria grandes conseqüências às taxas de aprovação dos estudantes.


Palavras-chave


Taxa de aprovação; Avaliação da aprendizagem; Ensino superior.

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e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

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