O PAPEL DO EXAME FINAL PARA O ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Autores

  • Filipe Quevedo-Silva Universidade Nove de Julho
  • Caroline Acosta Lezcano Foscaches Universidade de São Paulo
  • Leandro Sauer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Taxa de aprovação, Avaliação da aprendizagem, Ensino superior.

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo analisar a relação do Exame Final com a taxa de aprovação dos estudantes e descobrir se realmente esse instrumento os beneficia, bem como quais seriam as conseqüências de sua eliminação. Para tanto foram feitas reuniões com os coordenadores de curso da UFMS, um estudo bibliográfico sobre as técnicas de avaliação da aprendizagem e finalmente uma comparação entre as taxas de aprovação antes e depois da implantação do exame. Os resultados das comparações feitas com o teste T-student não mostraram diferenças significativas entre as aprovações pré e pós exame na maioria dos cursos analisados. Esse resultado juntamente com as opiniões percebidas nas reuniões põe em dúvida a real contribuição desse instrumento e nos permite concluir que não é possível afirmar que a eliminação do Exame Final traria grandes conseqüências às taxas de aprovação dos estudantes.

Biografia do Autor

Filipe Quevedo-Silva, Universidade Nove de Julho

Administrador. Mestre em administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho.

Caroline Acosta Lezcano Foscaches, Universidade de São Paulo

Administradora. Mestre em administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutoranda em Administração pela Universidade de São Paulo

Leandro Sauer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2015-12-18