PARABÉNS PRA VOCÊ!!! O CONSUMO DE MÃES EM FESTAS INFANTIS

Autores

  • Mayara Muniz de Oliveira Universidade Federal de Paraíba - UFPB
  • Nelsio Rodrigues de Abreu Universidade Federal de Paraíba - UFPB

Palavras-chave:

Consumo Conspícuo, Experiência em Serviços, Festas Infantis.

Resumo

O objetivo deste estudo é caracterizar o consumo realizado pelas mães em festas infantis, sob a influência do consumo conspícuo. Como suporte teórico, foram abordadas as teorias referente aos conceitos de consumo conspícuo e experiência em serviço. Assim, visando atender ao objetivo, utilizou-se uma abordagem qualitativa e foram realizadas cinco entrevistas com mães que realizaram a festa de um ano de idade de seu filho. Conclui-se que, as mães vivenciam situações de consumo ostensivo como consequência da influência dos grupos sociais e do consumo de experiência. As dimensões conspícuas, ostentação e sinalização e exclusividade se fazem presentes, uma vez que as entrevistadas sentem a necessidade de que o momento da festa seja único, lembrado e copiado.

Biografia do Autor

Mayara Muniz de Oliveira, Universidade Federal de Paraíba - UFPB

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Linha de Pesquisa: Marketing e Sociedade

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

 

Nelsio Rodrigues de Abreu, Universidade Federal de Paraíba - UFPB

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Paraíba/UFPB, lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração/DA e no Mestrado em Administração - PPGA/UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing e Gestão de Pessoas, com enfoque em Novas Tecnologias.

Downloads

Publicado

2015-10-19