E A SÍNDROME DE BURNOUT NOS TRABALHADORES DE RECURSOS HUMANOS?

Autores

  • Juliana Aparecida de Oliveira Camilo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP
  • Myrt Thânia Cruz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP
  • Dione Fagundes Nunes Gomes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, adoecimento, Recursos Humanos.

Resumo

Síndromes podem transformar-se em argumentos para os discursos individualizantes que culpabilizam o trabalhador. Ainda assim, podem trazer visibilidade para as perversões organizacionais. O objetivo do estudo foi mapear e analisar as publicações brasileiras sobre a Síndrome de Burnout em profissionais de Recursos Humanos. Para tanto, procedeu-se à busca bibliográfica nas bases de dados eletrônicas da Scientific Electronic Library Online - SciELO  (sem período definido) e Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (janeiro de 2005 a janeiro de 2015) de estudos que continham “Síndrome de Burnout” ou “Burnout”. Foram identificadas 208 publicações no Portal Scielo e 145 no Portal CAPES, sendo que em apenas duas delas os sujeitos das pesquisas foram os trabalhadores de Recursos Humanos.

Biografia do Autor

Juliana Aparecida de Oliveira Camilo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP

Doutoranda em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP; Professora nos cursos de Psicologia e Administração da PUC/SP.

Myrt Thânia Cruz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP; Professora Assistente Doutora da PUC/SP.

Dione Fagundes Nunes Gomes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP

Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP; Professora no curso de Administração da PUC/SP.

Downloads

Publicado

2015-12-18