A Dialogicidade como Estratégia para Evolução da Comunicação nas Organizações

Hannah Carvalho

Resumo


O ambiente externo, com base na inovação e na globalização, tem impactado diretamente a sociedade, de tal forma que as relações sociais resultam, e são resultantes, das estratégias organizacionais.

O desenvolvimento das tecnologias e dos sistemas de informação, com sua constante evolução, auxiliaram o gestor a compreender as necessidades e os desejos de seu público, entender o mercado, em que a organização está inserida, e a comunicação com os stakeholders. Entretanto, é importante salientar que esses recursos são apenas ferramentas que permitem o acesso à informação, que é uma dimensão limitada da gestão globalizada.

Definir estratégias que resultem em vantagem competitiva na elaboração de produtos e realização de serviços, processos que alavanquem os resultados e a geração de valor são fatores que não podem ser construídos somente com a sofisticação tecnológica.

Nesse contexto, toda prática meramente instrumental mostra-se limitada para o alinhamento estratégico das organizações, pois somente informar não gera eficácia e valor no novo ambiente. As vantagens competitivas sustentáveis serão das organizações que conseguirem melhor interpretar as necessidades e desejos de seu público externo e interno através de uma comunicação fluida e dialógica. E, a partir dessas informações, desenvolverem produtos e serviços que se comprometam com o seu atendimento, assim como com a geração de valor. Pois nesta nova economia global, e com concorrência acirrada, desconsiderar esses fatores e manter somente uma comunicação sistemática e informativa comprometerá a eficácia da organização.


Palavras-chave


Dialogicidade; Comunicação Organizacional; Comunicação Empresarial; Globalização.

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e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

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