O PERFIL EMPREENDEDOR DOS LÍDERES DAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA: UM ESTUDO SOBRE A ÁREA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS

Autores

  • Inara Antunes Vieira Willerding Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Antonio Marcos Feliciano Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Waldoir Valentim Gomes Junior Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Vitória Augusta Braga de Souza Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Èdis Mafra Lapolli Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Perfil Empreendedor. Empresa de Base Tecnológica. Gestão do Conhecimento.

Resumo

Atualmente, um dos fatores para o estabelecimento de diferencial competitivo no mercado, consiste nas ações empreendedoras, tendo no empreendedor o ator criativo e inovador, constituindo-se no elemento transformador desse processo de inovação. Para que empresas de micro e pequeno porte possam enfrentar um cenário econômico dinâmico e complexo, percebe-se a necessidade de gestores com perfil empreendedor, sendo esse, fundamental para o sucesso empresarial. É nesse contexto que se insere a presente pesquisa, a qual aborda o perfil empreendedor nas empresas da Vertical de Educação da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), tendo como objetivo identificar os sinais distintivos do empreendedorismo, bem como sua intensidade, avaliando as multiplicidades das relações para que possa ocorrer processo de transformação, tendo como foco o sucesso organizacional. Para tal, elaborou-se uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, cujos dados foram coletados em duas etapas: revisão sistemática e pesquisa bibliográfica da literatura, e entrevistas não estruturadas com líderes de empresas vinculadas à citada associação. Em linhas gerais, se obteve como resultado que os líderes das empresas pesquisadas possuem os sinais distintivos da capacidade de realização, polivalência e velocidade em evidência e os sinais relacionados à visão e relacionamento interpessoal se encontram em estágio que requer aprimoramentos.

Biografia do Autor

Inara Antunes Vieira Willerding, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora e mestre na área de Gestão do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa de Inovação em Ciência e Tecnologia/UFSC/CNPq. Bacharel em Administração, com habilitação em Marketing pela Faculdade Energia de Administração e Negócios ? FEAN. Atuante nas linhas de pesquisa referente à Empreendedorismo, Conhecimento e Inovação, e Tecnologias da Informação e Ensino/Aprendizagem. Professora do curso de Bacharelado em Administração e do curso de Design Gráfico da FEAN. Professora orientadora em 2011 do Curso de Especialização, Modalidade Educação a Distância pelo Instituto Federal de Santa Catarina/IFSC, especialização Lato Sensu em Gestão Pública e desde 2012, no curso de especialização Lato Sensu em Gestão em Saúde. Professora da Fundação dos Administradores de Santa Catarina/FUNDASC. Professora do Centro Universitário FACVEST. Autora de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e em anais de eventos.

Antonio Marcos Feliciano, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC), Conceito 5 CAPES. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador na área de Inovação, Gestão do Conhecimento Organizacional, Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Mudança Organizacional, Gestão Pública. Membro dos seguintes Grupos de Pesquisas: Inovação em Ciência e Tecnologia - CNPq/UFSC; Engenharia de Processos e Tecnologias - CNPq/SENSAL; Desenvolvimento Territorial e Inovação - CNPq/SENSAL; Gestão do Conhecimento - CNPq/SENSAL. Professor de Pós-Graduação do Centro Universitário FACVEST. Colaborador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI).

Waldoir Valentim Gomes Junior, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando e Mestre, ambos em Engenharia e Gestão do Conhecimento, também especialista em Desenvolvimento Gerencial, Graduado em Engenharia de Produção Elétrica, todos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ainda técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETFSC). Desempenha atividades técnico administrativas no Núcleo Multiprojetos de Tecnologias Educacionais - NUTE/UFSC e de Educador do Ensino Superior nas Faculdades de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (SENAI/SC). Também relevânte as atividades como Diretor do Departamento de Cultura e Eventos - DCEven/UFSC, de técnico no Departamento de Automação e Sistemas - DAS/ UFSC, ainda como presidente, fiscal e membro de comissões internas da UFSC. Pesquisador na área de Inovação, Tecnologias Sociais, Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo. Atua como membro do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia - UFSC/CNPq e do Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo - EMPREÉDIS - EGC/UFSC. É autor de capítulos de livros e artigos em anais de eventos.

Vitória Augusta Braga de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Vitória Augusta Braga de Souza é doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2002). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Goiás (1989) . Membro do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia/UFSC/CNPq e do Grupo de pesquisa em empreendedorismo (EMPREÉDIS) no EGC/UFSC. Palestrante de empreendedorismo, trabalhou no projeto Digitro de Gestão do Conhecimento e Inovação Tecnológica, aplicou curso de Empreendedorismo e Inclusão Digital para jovens produores rurais em doze cidades do Estado de Santa Catarina, no Projeto SC Rural ( EPAGRI/Banco Mundial) . Professora universitária da disciplina de Produção. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, agricultura familiar, empreendedorismo e extensão rural. É autora de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e em anais de evento.

Èdis Mafra Lapolli, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Édis Mafra Lapolli é doutora e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC com pós-doutorado em Sistemas de Informação pela Université de Montpellier II (Scien. et Tech. Du Languedoc - France).Engenheira civil, Professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina); Consultora Organizacional nas áreas de Gestão de Pessoas, Desenvolvimento do Potencial Humano e Empreendedorismo e; coordenadora de projetos da Editora Pandion. Foi diretora da Escola de Novos Empreendedores - ENE da UFSC. Coordenou vários projetos de Pesquisa e de Extensão. É autora de livros e vários artigos em periódicos especializados e em anais de eventos e orientou dezenas de mestres e doutores.

Downloads

Publicado

2017-02-20

Edição

Seção

Artigos