Racionalidade, Terceiro Setor o debate da Corrupção em “ quanto vale ou é por quilo? ”

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Ana Rita Rogério Maia Nogueira Universidade de Fortaleza
  • Flávia Lorenne Sampaio Barbosa Universidade de Fortaleza Universidade Federal do Piauí
  • Antônia Márcia Rodrigues Sousa Faculdade Luciano Feijão

Palavras-chave:

Razão Instrumental. Capitalismo. Corrupção. Gestão Participativa. Participação Cidadã.

Resumo

O artigo discute a gestão no terceiro setor sob a ótica capitalista, bem como busca a gênese da corrupção, com base na lógica da razão instrumental (RAMOS, 1981). A pesquisa possui duas etapas metodológicas: a composição de um ensaio, para definição do modelo de análise e, uma análise fílmica, tendo como campo de estudo o filme “quanto vale ou é por quilo?”, drama brasileiro lançado em 2005, dirigido por Sérgio Biachi. O filme demonstra como é problemática a centralidade do mercado como lógica operativa da vida, em função da razão instrumental. Para tanto, o enredo oferece elementos de análise que, conjugados, exemplificam como o social, sendo processado como mercado, pode refletir em problemas sociais estruturantes da realidade brasileira, no caso, a corrupção e a criminalidade. Assim, se conduz a um argumento propositivo, a da gestão participativa, numa lógica substantiva, como possibilidade de superação da corrupção que assola o setor.

Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Mestre e Doutoranda em Administração - Universidade de Fortaleza. Especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Ana Rita Rogério Maia Nogueira, Universidade de Fortaleza

Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2007), graduação em Administração (2003) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2009)

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade de Fortaleza Universidade Federal do Piauí

Mestre e Doutoranda em Administração pela Universidade de Fortaleza. Professora efetiva do Curso de Administração da Universidade Federal do Piauí

Antônia Márcia Rodrigues Sousa, Faculdade Luciano Feijão

Doutora em Administração de empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Ceará-UFC.

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Publicado

2018-01-31

Edição

Seção

Artigos