EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O TRABALHADOR DO CAMPO: UM ESTUDO NO CURSO TÉCNICO À DISTÂNCIA EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS

Cláudio Heleno Pinto da Silva, Danilo de Melo Costa, Thiago Soares Nunes, Melissa Midori Martinho Goto, Cristiane Capelupi Mendes

Resumo


O presente trabalho faz uma análise crítica da educação a distância (EaD) para o trabalhador do campo por meio do curso técnico em agropecuária, na modalidade a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSMG). Em relação ao método, a pesquisa foi classificada como exploratória, predominantemente qualitativa e estudo de caso. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas com sujeitos responsáveis pela parte administrativa e/ou acadêmica do curso. Além disso, o estudo apresenta a necessidade que o trabalhador do campo, em específico, tem de profissionalização e acesso a conhecimentos relativos à sua área de atuação, e como a educação a distância vem a contribuir para este propósito, bem como produz concomitantemente um efeito secundário, que é a inclusão digital.

Palavras-chave


Educação a Distância; Trabalhador do Campo; Inclusão Digital

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e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

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