Influência da Marca na Escolha de Refrigerante Sabor Guaraná

Autores

  • Daniel Kamlot ESPM Rio, FGV e PUC Rio
  • Ana Teresa Padinha PUC Rio
  • Tania Maria de Oliveira Almeida Gouveia UERJ e ESPM Rio

Palavras-chave:

Guaraná. Marca. Comportamento do Consumidor.

Resumo

Neste artigo é investigada a importância que a percepção da marca exerce e de que forma influencia o comportamento do consumidor na sua tomada de decisão, em particular no mercado de refrigerantes sabor guaraná. Dado o tamanho do setor, foram selecionadas as três marcas mais vendidas, as quais foram avaliadas por meio de um teste cego. Estas marcas foram selecionadas a fim de se perceber como funciona a tomada de decisão do consumidor e se realmente o refrigerante sabor guaraná que ele costuma comprar é o que considera mais saboroso, ou se a sua tomada de decisão se dá devido a influências da marca. Os resultados mostraram que o guaraná indicado como preferido pelos pesquisados antes de serem submetidos ao teste cego foi aquela que possui maior market share, o qual não foi o preferido ao ser experimentado, nem considerado o mais saboroso. O refrigerante de melhor sabor, medido no teste cego, foi justamente aquele tido como menos desejado pelos pesquisados. Quando identificados os refrigerantes pelas marcas, a mais famosa destas teve total preferência, mostrando que a marca atrai mais os consumidores de guaraná do que o sabor em si.

Biografia do Autor

Daniel Kamlot, ESPM Rio, FGV e PUC Rio

Doutor em Administração pela EBAPE/ FGV

Ana Teresa Padinha, PUC Rio

Graduada em Administração

Tania Maria de Oliveira Almeida Gouveia, UERJ e ESPM Rio

Doutora em Administração pela EBAPE/ FGV

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Publicado

2018-09-20