Influência da Marca na Escolha de Refrigerante Sabor Guaraná

Daniel Kamlot, Ana Teresa Padinha, Tania Maria de Oliveira Almeida Gouveia

Resumo


Neste artigo é investigada a importância que a percepção da marca exerce e de que forma influencia o comportamento do consumidor na sua tomada de decisão, em particular no mercado de refrigerantes sabor guaraná. Dado o tamanho do setor, foram selecionadas as três marcas mais vendidas, as quais foram avaliadas por meio de um teste cego. Estas marcas foram selecionadas a fim de se perceber como funciona a tomada de decisão do consumidor e se realmente o refrigerante sabor guaraná que ele costuma comprar é o que considera mais saboroso, ou se a sua tomada de decisão se dá devido a influências da marca. Os resultados mostraram que o guaraná indicado como preferido pelos pesquisados antes de serem submetidos ao teste cego foi aquela que possui maior market share, o qual não foi o preferido ao ser experimentado, nem considerado o mais saboroso. O refrigerante de melhor sabor, medido no teste cego, foi justamente aquele tido como menos desejado pelos pesquisados. Quando identificados os refrigerantes pelas marcas, a mais famosa destas teve total preferência, mostrando que a marca atrai mais os consumidores de guaraná do que o sabor em si.


Palavras-chave


Guaraná. Marca. Comportamento do Consumidor.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Pensamento & Realidade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

Indexado em: