DE PAI PARA FILHO: os desejos de consumo de pais refletidos no consumo para seus filhos.

Autores

  • Isabella Sophia Rossini Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marina Gabriela Vanderlei Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Renato Minúncio Priolo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Antonio Fernando de Jesus Grasso Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Leilah Maria Marques Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sergio Silva Dantas Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Desejos de consumo, identidade, pais, filhos, consumo

Resumo

O objetivo desse trabalho foi analisar de que forma os desejos de consumo dos pais refletem no consumo de marcas/produtos para seus filhos. Para isso, foi elaborado um referencial teórico com base em abordagens de diversos autores sobre comportamento de consumo, identidade, aspectos simbólicos do consumo e mercado infantil. Foi realizada uma pesquisa de campo, baseada em vinte entrevistas qualitativas em profundidade com pais que possuíam apenas um filho de até oito anos de idade. Observou-se que, em geral, os pais tendem a refletir seus desejos de consumo nos seus filhos, procurando sempre que possível proporcionar aos seus filhos os objetos de desejo para si em sua infância. Também, pode-se observar que a presença de desejos de consumo não realizados aparenta ter uma forte relação com a classe econômica de origem (pessoas que tiveram uma infância com mais privações tendem a projetar nos filhos desejos de consumo não satisfeitos no passado) ou quantidade de irmãos (primogênitos tendem a ter menos desejos não realizados) e que esses desejos podem aparecer na forma de brinquedos, bicicletas, videogames, bonecas, tênis e no consumo de marcas específicas.

Biografia do Autor

Sergio Silva Dantas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Departamento de Administração Área de Marketing

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Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

Artigos