DETERMINANTES DO DESEMPENHO ACADÊMICO E AS DISCIPLINAS DE CÁLCULO: UMA ANÁLISE JUNTO AOS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Aline Ribeiro Gomes, Nicolas Marques Fernandes Paiva, Daniel Barboza Guimarães, Edward Martins Costa

Resumo


O bom desempenho do discente acadêmico pode ser influenciado por determinantes relacionados à infraestrutura da instituição de ensino na qual ele estuda, à atuação dos professores dentro da sala de aula, bem como às suas características intrínsecas e provenientes do meio ao qual ele pertence. Com o objetivo de verificar quais fatores referentes ao histórico pessoal e social podem incidir sobre a performance dos estudantes de administração da Universidade Federal do Ceará perante o seu curso, este estudo de caso busca mensurar estatisticamente o quanto cada determinante impacta a amostra analisada e verificar se existe associação entre o bom desempenho nas cadeiras de cálculo e o desempenho no curso. Para tanto, foram aplicados questionários estruturados junto a 205 alunos do curso e os dados obtidos receberam tratamento descritivo e de análise de regressão. Os resultados indicaram que as médias obtidas nas disciplinas de cálculo em conjunto com as variáveis gênero, idade e reprovações no curso respondem em média por 71,1% do desempenho acadêmico da amostra estudada, enquanto que as variáveis turno, formação de base, escolaridade dos pais e renda não apresentaram comportamento estatisticamente significativo.


Palavras-chave


Desempenho Acadêmico; Cálculo; Análise de Correlação

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e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

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