DETERMINANTES DO DESEMPENHO ACADÊMICO E AS DISCIPLINAS DE CÁLCULO: UMA ANÁLISE JUNTO AOS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Aline Ribeiro Gomes Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0002-9556-3353
  • Nicolas Marques Fernandes Paiva Universidade Federal do Ceará
  • Daniel Barboza Guimarães Universidade Federal do Ceará
  • Edward Martins Costa Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Desempenho Acadêmico, Cálculo, Análise de Correlação

Resumo

O bom desempenho do discente acadêmico pode ser influenciado por determinantes relacionados à infraestrutura da instituição de ensino na qual ele estuda, à atuação dos professores dentro da sala de aula, bem como às suas características intrínsecas e provenientes do meio ao qual ele pertence. Com o objetivo de verificar quais fatores referentes ao histórico pessoal e social podem incidir sobre a performance dos estudantes de administração da Universidade Federal do Ceará perante o seu curso, este estudo de caso busca mensurar estatisticamente o quanto cada determinante impacta a amostra analisada e verificar se existe associação entre o bom desempenho nas cadeiras de cálculo e o desempenho no curso. Para tanto, foram aplicados questionários estruturados junto a 205 alunos do curso e os dados obtidos receberam tratamento descritivo e de análise de regressão. Os resultados indicaram que as médias obtidas nas disciplinas de cálculo em conjunto com as variáveis gênero, idade e reprovações no curso respondem em média por 71,1% do desempenho acadêmico da amostra estudada, enquanto que as variáveis turno, formação de base, escolaridade dos pais e renda não apresentaram comportamento estatisticamente significativo.

Biografia do Autor

Aline Ribeiro Gomes, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Administração pela Universidade Federal do Ceará e graduada em Estilismo e Moda pela mesma instituição.

Nicolas Marques Fernandes Paiva, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Administração pela Universidade Federal do Ceará e graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza.

Daniel Barboza Guimarães, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará.

Professor Adjunto II do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará

Edward Martins Costa, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto C4 do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2018-09-20