Identidade Cultural e Gestão em Empresas Prestadoras de Serviços de Consultoria

Francisco Antonio Serralvo, Marluci Torquato

Resumo


A principal finalidade deste trabalho é abordar os aspectos culturais que envolvem o comportamento humano no ambiente organizacional. O levantamento incluiu a aplicação de questionários respondidos pelos executivos das empresas pesquisadas, foram obtidos dados e informações que revelaram o modo de atuação dos fatores culturais, permitindo mensurar o grau de influência desses fatores sobre o estilo de gestão das empresas e como as atitudes e reações dos colaboradores determinam a intensidade da valorização e interiorização das crenças básicas e dos pressupostos elementares do modelo cultural atuante em cada ambiente. A pesquisa foi realizada com empresas de consultoria e também com empresas do segmento industrial, para efeito de comparação dos resultados, permitindo avaliar com maior segurança o funcionamento dos mecanismos da cultura para segmentos de negócios diferenciados, o que permitiu clarificar a fragilidade do segmento de serviços na personalização de seu modelo cultural.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Pensamento & Realidade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

Indexado em: