Semiótica e Publicidade de Alimentos: Uma Revisão Teórica e Aplicada

Autores

  • Eneus Trindade

Resumo

Este texto é parte das reflexões teóricas do nosso Pós-doutorado realizado junto ao Laboratório de Antropologia Visual da Universidade Aberta de Portugal que abordou aspectos interculturais do estudo fotoetnográfico da publicidade e do consumo alimentar no Brasil e em Portugal. Aqui serão ressaltados os aspectos referentes às contribuições da semiótica para o estudo das comunicações publicitárias de alimentos. A proposta é entender os modelos de análise semiótica da publicidade como um meio de operacionalização da descrição densa, na perspectiva etnográfica, a partir da interface interdisciplinar com a produção de sentido das imagens publicitárias, no campo da alimentação, apresentado a análise de um anúncio do azeite Gallo como exemplo.

Biografia do Autor

Eneus Trindade

Eneus Trindade é pós-doutor em Antropologia Visual pela Universidade Aberta em Portugal. Doutor e mestre em Comunicação pela ECA – USP. É professor adjunto da Escola de Comunicações e Artes – USP. Pesquisador junto ao GESC³ – Grupo de Estudos em Semiótica, Comunicação, Cultura e Consumo.

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