MARKETING SOCIAL: ESTRATÉGIA PARA MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS SOCIAIS FRENTE AS CAUSAS PÚBLICAS

Autores

  • Edgilson Tavares de Araujo Pontificia Universidade Católica de São Paulo - Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social Universidade Católica Portuguesa - Doutorado em Serviço Social

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como o marketing social pode ser utilizado enquanto estratégia inovadora nas políticas, programas e projetos sociais relacionados às causas públicas.  Por meio de revisão bibliográfica sobre o tema associada a exemplos práticos da utilização do planejamento de marketing social, a partir da experiência do autor em processos de formação em marketing social em cursos de graduação e pós-graduação, apontam-se alguns equívocos que são cometidos desde a elaboração e definição do composto mercadológico e escopo dos projetos. Além de esclarecer os 6Ps do composto mercadológico social (público-adotante, pessoas, produto, preço, promoção e ponto de distribuição), aponta-se para o cuidado na definição das causas públicas sociais, enquanto àquelas elegidas pelos cidadãos como prioritárias, tendo em vista sua participação na busca de soluções para problemáticas sociais que atingem direta ou indiretamente estas próprias pessoas. Conclui-se que: (a) há necessidade dos projetos mudarem o foco de cliente/beneficiário para o cidadão, do público-alvo para público-adotante, pressupondo a participação destes nos processos de transformação social para eles próprios; (b) é fundamental que haja a pesquisa mercadológica social realizando um claro levantamento técnico de necessidades sentidas e um levantamento de demandas legítimas dos adotantes; (c) a definição do produto social, em seus aspectos tangíveis e intangíveis, deve ser clara para que não seja confundido com ações promocionais; (d) a promoção deve ser adequada a cada público, remetendo quase sempre a ações que promovam aprendizagens; (e) há necessidade de alinhamento dos pontos de distribuição e preço social para que se possa garantir a viabilidade e sustentabilidade das ações.

Biografia do Autor

Edgilson Tavares de Araujo, Pontificia Universidade Católica de São Paulo - Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social Universidade Católica Portuguesa - Doutorado em Serviço Social

Doutorando e mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), especialista em Estratégias de Mobilização e Marketing Social pela Universidade de Brasília / Unicef (2002), bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Atualmente está realizando o estágio doutoral sanduíche em Lisboa - Portugal, na Universidade Católica Portuguesa, com bolsa da CAPES. Atual como pesquisador do Observatório da Formação em Gestão Social, na UFBA. Foi professor e Coordenador dos Cursos de Administração do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE); pesquisador e professor associado ao Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS) / Universidade Federal da Bahia; professor substituto do Departamento de Estudos Organizacionais / Escola de Administração / UFBA. Atuou como gestor de organizações da sociedade civil, principalmente, na área de pessoas com deficiência e desenvolvimento. Possui experiência nas áreas de gestão social; planejamento, gestão e avaliação de programas e projetos sociais e educacionais; mobilização de recursos, sustentabilidade e desenvolvimento institucional; políticas sociais. Trabalha e tem interesse nos seguintes temas: gestão social, gestão pública, políticas sociais, formação de gestores sociais, relações Estado / sociedade civil, avaliação, sustentabilidade, mobilização de recursos, desenvolvimento sócio-territorial, pessoas com deficiência, educação inclusiva e educação especial.

Publicado

2013-02-05