EMPREENDEDORISMO: DO HERÓI SCHUMPTERIANO AO EXECUTIVO DE SUCESSO

Autores

  • Wilson Trevisan Trevisan
  • Maria Cristina Sanches Amorim
  • Flávio Morgado

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o uso do termo empreendedorismo na literatura sobre gestão organizacional. A discussão do empreendedorismo e do chamado empreendedorismo corporativo (ou, intra-empreendedorismo) é apresentada a partir das definições pioneiras de economistas, com destaque a Joseph Alois Schumpeter, e do sociólogo Wright Mills. Esses são cotejados com as contribuições de autores do campo de gestão das organizações. O exame da literatura mostra que o uso da expressão empreendedorismo, nascida no contexto da revolução industrial, a partir do final do século XX, foi ampliado para compreender comportamentos nas grandes organizações, aproximando-se de temas como liderança e motivação. Na versão pioneira, empreendedor é exclusivamente o empresário que arrisca seu capital; na versão para as corporações, é o burocrata oportunista descrito por Mills ou, o líder motivado que arrisca capital alheio.

 

Biografia do Autor

Wilson Trevisan Trevisan

Wilson Trevisan – administrador, mestrando em administração e participante do núcleo de pesquisa Regulação Econômica e Estratégias Empresariais da PUC/SP

Maria Cristina Sanches Amorim

Maria Cristina Sanches Amorim – economista, professora do programa de pós-graduação em administração e coordenadora do grupo de pesquisa Regulação Econômica e Estratégias Empresariais da PUC/SP.

Flávio Morgado

Flávio Morgado – matemático, professor do programa de pós-graduação em educação em saúde e pesquisador do núcleo de pesquisa Regulação Econômica e Estratégias Empresariais da PUC/SP.

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Publicado

2011-11-17

Edição

Seção

Artigos