ATIVIDADES DE MARKETING EM ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ENTIDADES AMBIENTALISTAS

Guilherme de Farias Shiraishi, Marcos Cortez Campomar

Resumo


O artigo teve por objetivo estudar as atividades de marketing em organizações privadas sem fins lucrativos. Buscou-se uma revisão sobre as atividades de marketing voltadas para essas organizações. As atividades de marketing com foco em organizações privadas sem fins lucrativos foram consideradas semelhantes àquelas relatadas na literatura específica para empresas. Por outro lado, a revisão bibliográfica indicou a existência de particularidades. A função do marketing, nessas organizações, não se limita às atividades fins de alocação de recursos, mas possui um papel ativo na atração e retenção de recursos financeiros, materiais e humanos. Além disso, foram relatadas características distintas dessas atividades principalmente na captação de recursos e na oferta de propostas de mudança do comportamento social. Como meio de alcançar a segunda parte do objetivo, foi realizado um trabalho empírico de caráter exploratório e qualitativo. A pesquisa realizada utilizou-se do método do estudo de caso e se delimitou a três casos em organizações ambientalistas: Fundação Ondazul, Instituto Sea Shepherd Brasil e TAMAR. As análises obtidas dos casos mostraram diferentes graus de execução das atividades de marketing nessas organizações e a ausência de seu uso pleno e intencional. Por fim, as análises realizadas trouxeram novos insights para possíveis estudos futuros sobre como tais atividades podem ser realizadas nas organizações privadas sem fins lucrativos.


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e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

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