A SEGMENTAÇÃO, O PREMIUM E O ROBERTO DAMATTA

Autores

  • Bruno Pompeu ECA USP
  • Janiene Santos
  • Silvio Sato

Resumo

A prática da segmentação de mercado tem sido posta em questionamento constante, decorrente, principalmente, das próprias evoluções dos consumidores. Por isso é que muitos esforços têm sido dedicados à elaboração de formas mais refinadas, sofisticadas ou até inovadoras de se “atingir” o consumidor – ou de apenas nele mirar. O chamado “universo premium” tem sido um dos segmentos mais levados em conta pelas empresas na hora de criar produtos ou posicionar marcas (consequência em parte do desenvolvimento econômico do país e da ascensão social de um crescente número de pessoas), e este texto tem a intenção de analisar tal segmento, dentro da cultura brasileira, por uma perspectiva antropológica. É a tentativa de se buscar, para a prática cotidiana e imediatista do mercado, respaldo e esteio em pensamentos acadêmicos e elaborados.

Biografia do Autor

Bruno Pompeu, ECA USP

Publicitário formado pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo – ECA-USP. Mestre em Ciências da Comunicação também pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorando na mesma instituição. Pesquisador do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo. Professor do IED - IstitutoEuropeo di Design.

Janiene Santos

Mestranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Publicitária, especialista em Gestão do Design. Professora e coordenadora do IED -IstitutoEuropeo di Design. Pesquisadora do GESC3 – Grupo de Estudos de Semiótica, Comunicação, Cultura e Consumo. E-mail:

Silvio Sato

Publicitário formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorando do Curso de Ciências da Comunicação da ECA-USP.

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