A dinâmica Social das Favelas da Região Metropolitana de São Paulo

Autores

  • Camila Saraiva
  • Eduardo Marques

Palavras-chave:

Favelas, urbanização, indicadores sociais, dinâmica social e territorial, Região Metropolitana de São Paulo, Centro de Estudos da Metrópole

Resumo

O presente artigo se insere no debate a respeito das condições de vida da população que habita favelas na região metropolitana de São Paulo, em período recente. Através dos resultados de pesquisa realizada pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM), apresenta-se o crescimento das favelas na região em análise, além de vários indicadores sociais que atestam para a transformação dos conteúdos sociais dos moradores de tais núcleos. Em função da heterogeneidade das situações encontradas, monta-se uma tipologia baseada nas características das favelas e no mapeamento por bairros, que possibilita tirar uma série de conclusões sobre a dinâmica territorial das mesmas.

Biografia do Autor

Camila Saraiva

Camila Saraiva é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM).

Eduardo Marques

Eduardo Marques é doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e pesquisador do CEBRAP e do Centro de Estudos da Metrópole (CEM).

Downloads

Edição

Seção

Estudos sobre a pobreza