Relações entre a certificação internacional PMP® de gerência de projetos e uma sala de aula

Armando Terribili Filho, Hélia Sônia Raphael

Resumo


O objetivo deste ensaio é identificar pontos em comum entre o gerenciamento profissional de projetos e a atividade docente em sala de aula. A análise se baseia nas dez disciplinas do PMI (Project Management Institute): gestão de escopo, gestão do tempo; gestão da qualidade; gestão de recursos humanos; gestão de aquisições; gestão de custos; gestão da comunicação; gestão de riscos; gestão da integração e ética. Como um professor (com base em seu conhecimento, ações, decisões, comportamentos e atitudes) é capaz de gerenciar esses diversos aspectos em sala de aula simultaneamente? Por outro lado, a execução de uma aula é complexa, exigindo do professor: conceitos de projeto, conhecimento técnico, metodológico, didático-pedagógico, psicológico e sociológico, e principalmente, vocação.

Palavras-chave


Gerência de Projetos; PMI; gestão de sala de aula

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Pensamento & Realidade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

Indexado em: