Relações entre a certificação internacional PMP® de gerência de projetos e uma sala de aula

Autores

  • Armando Terribili Filho
  • Hélia Sônia Raphael

Palavras-chave:

Gerência de Projetos, PMI, gestão de sala de aula

Resumo

O objetivo deste ensaio é identificar pontos em comum entre o gerenciamento profissional de projetos e a atividade docente em sala de aula. A análise se baseia nas dez disciplinas do PMI (Project Management Institute): gestão de escopo, gestão do tempo; gestão da qualidade; gestão de recursos humanos; gestão de aquisições; gestão de custos; gestão da comunicação; gestão de riscos; gestão da integração e ética. Como um professor (com base em seu conhecimento, ações, decisões, comportamentos e atitudes) é capaz de gerenciar esses diversos aspectos em sala de aula simultaneamente? Por outro lado, a execução de uma aula é complexa, exigindo do professor: conceitos de projeto, conhecimento técnico, metodológico, didático-pedagógico, psicológico e sociológico, e principalmente, vocação.

Biografia do Autor

Armando Terribili Filho

Armando Terribili Filho, PMP, é diretor de projetos da Unisys Brasil, mestre em Administração de Empresas; doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – Marília. É professor de cursos de graduação da Faculdade de Administração e Faculdade de Computação e Informática da FAAP, onde também atua como docente de cursos de pós-graduação e MBA.

Hélia Sônia Raphael

Hélia Sônia Raphael é doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – Marília, docente do curso de Pedagogia e vice-coordenadora e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP – Marília.

Downloads

Edição

Seção

Artigos