Dimensões do estágio no currículo de formação inicial de professores

Helena Maria dos Santos Felício

Resumo


O presente texto tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre a importância do Estágio no currículo de formação de professores com base em uma construção teórica que privilegia tal componente curricular em quatro dimensões. Ao considerar o Estágio como espaço de construção de aprendizagem, como articulador no currículo de formação, como elo entre diferentes níveis de ensino, e, finalmente, como articulador da relação teoria e prática, o artigo procura evidenciar a necessidade do Estágio na formação de professores ser assumido por todas as disciplinas do Curso, bem como favorecer a construção dialética do conhecimento (ação–reflexão–ação) a partir das práticas de observação, participação e regência, consideradas atividades mestras do Estágio Curricular.

Palavras-chave


Estágio curricular; formação de professores; currículo

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Pensamento & Realidade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

Indexado em: