Fatores e ambientes que influenciam a inovação

Autores

  • Antonio Carlos de Oliveira Barroso
  • Gabriel Issa Jabra Shammas
  • Paulo Roberto de Andrade Marchesini
  • Renata Pigatto
  • Roberto Correia de Melo

Palavras-chave:

Inovação, criatividade, apropriação do conhecimento, competitividade, fatores de inovação

Resumo

Inovação é talvez o principal instrumento de geração e apropriação do conhecimento para criação de riquezas em uma nação. Neste contexto, o papel das empresas é central, pois é por meio delas que se realiza o alcance econômico da inovação. Uma revisão da literatura nos permitiu resumir alguns dos principais fatores que influenciam a criatividade e a inovação, sob os enfoques individual e empresarial, bem como tecer breves comentários sobre o vigor destes fatores no Brasil. Uma pesquisa de campo possibilitou reforçar e adicionar algumas cores e detalhes às análises que haviam sido feitas com base na literatura.

Biografia do Autor

Antonio Carlos de Oliveira Barroso

Antonio Carlos de Oliveira Barroso é doutor (PhD) em Engenharia Nuclear pelo Massachusetts Institute of Technology — MIT, pesquisador e professor no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares — IPEN e pesquisador associado da TerraForum Consultores; é, também, membro dos Conselhos Editoriais da Revista Brasileira de P&D, Revista de Inteligência Empresarial e do “International Journal of Nuclear Energy Science and Technology” — Indersciences Publishers — ISSN: 1741-6361.

Gabriel Issa Jabra Shammas

Gabriel Issa Jabra Shammas é consultor em TI, especialista em didática do ensino superior, professor de Banco de Dados na Universidade São Judas Tadeu e na Fatec-SP.

Paulo Roberto de Andrade Marchesini

Paulo Roberto de Andrade Marchesini é engenheiro civil, oficial da Marinha, chefe do Departamento de Recursos Humanos do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, mestrando em Tecnologia Nuclear — concentração em Gestão do Conhecimento e Inovações Tecnológicas — pelo IPEN — Instituto de Pesquisas Energéticos e Nucleares.

Renata Pigatto

Renata Pigatto é graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade de Osasco-FEAO, com especialização em Marketing pela ESPM, e atuação, há mais de 10 anos, em empresas multinacionais como ABB e 3M do Brasil Ltda, nas áreas de tecnologia da informação e projetos de e-business; é, também, professora de TI Aplicada à Gestão no MBA Gestão de Negócios e Tecnologia do IBGN-IPT/USP.

Roberto Correia de Melo

Roberto Correia de Melo é matemático, doutorando em Tecnologia Nuclear — Aplicações, no IPEN-USP, docente e diretor de IES na UniABC.

Downloads

Edição

Seção

Artigos