A arte da entrevista na administração de empresas

Autores

  • Pe. José Maria Monteoliva Ramos, SJ

Palavras-chave:

Entrevista, entrevistador, entrevistado, técnica ↔ arte, indivíduo, fatores conscientes, fatores inconscientes, fenômenos da transferência e da contratransferência, empatia e “rapport”, angústia, objetivos, escutar ↔ ouvir, percepção seletiva, tendência h

Resumo

O tema desenvolvido apresenta uma atualização do capítulo V de nossa obra “Psicologia aplicada à Administração — métodos e técnicas” (ver na bibliografia). Tentamos definir a entrevista, no contexto das organizações dos nossos dias, como uma situação de encontro e diálogo interpessoal. Descrevemos o processo identificando os objetivos, as circunstâncias e as atitudes, os condicionamentos, as dificuldades e a diversidade de situações que deverão ser analisadas e avaliadas. Assim, poderemos fazer da entrevista um instrumento confiável da administração humanizada na empresa moderna.

Biografia do Autor

Pe. José Maria Monteoliva Ramos, SJ

Pe. José Maria Monteoliva Ramos, jesuíta, é graduado em Pedagogia e em Psicologia, mestre em Psicologia Clínica e Educacional e professor titular de Psicologia aplicada à Administração. Atualmente é Diretor da Faculdade São Luís.

Downloads

Edição

Seção

Artigos