Associativismo, participação e representação política no Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2018i24p22-42

Palavras-chave:

associativismo, participação, representação, democracia

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar o associativismo enquanto instrumento de participação e representação política no Brasil, especialmente no pós Constituição de 1988, entendendo o associativismo como a possibilidade de grupos de pessoas defenderem interesses específicos junto ao poder político institucional através de uma pessoa jurídica constituída. A pesquisa empírica contou com um levantamento de informações secundárias sobre o associativismo no Brasil, assim como foram estudadas três associações no Estado do Espírito Santo por meio de entrevistas individuais em profundidade. As conclusões indicam que o associativismo por um lado apresenta um caráter heterogêneo em sua formação e atuação, atuando institucionalmente de forma desconectada e descoordenada. Por outro lado, se fortaleceu com a redemocratização do país, se multiplica sob a forma de demandas sociais e atua para combater os problemas de funcionamento dos poderes instituídos, em sintonia com a complexidade da sociedade atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anselmo Hudson Siqueira Nascimento, Universidade Vila Velha

Mestre em Sociologia Política pela Universidade Vila Velha (ES)

Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral (ES).

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (ES)

Professor de graduação e pós graduação nas áreas de pesquisa, economia, política, comportamento do consumidor e estratégia.

Downloads

Publicado

2019-02-07

Como Citar

Nascimento, A. H. S. (2019). Associativismo, participação e representação política no Espírito Santo. Ponto-E-Vírgula, (24), 22–42. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2018i24p22-42

Edição

Seção

Artigos