Características da produção sobre professores de alunos com dotação e talento

Autores

  • Natália do Valle-Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Altemir José Gonçalves Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

produção científica, dotação e talento, superdotação, professores

Resumo

Este estudo objetivou investigar a produção sobre professores de alunos com dotação e talento (D&T) em artigos publicados em duas bases de dados: ERIC e PsycINFO. Foram procurados termos relacionados a professores de alunos talentosos em publicações entre 2006 e 2013. No total, foram considerados 20 artigos. A produção sobre professores de alunos com D&T pode ser considerada pequena e não apresenta tendências de estabilidade, crescimento ou decrescimento na distribuição temporal. Grande parte dos artigos foi produzida por um ou dois autores, combinando produções coletivas e individuais. Ademais, predominaram os estudos empíricos. Com relação aos países em que as pesquisas foram desenvolvidas, os Estados Unidos têm a maioria dos artigos. O ensino fundamental contou com grande parte dos estudos. Na análise de conteúdo realizada, destacam-se tanto as características pessoais quanto as profissionais, e as qualidades pedagógicas do professor aparecem em grande parte dos artigos. Destaca-se a importância de investigações empíricas que colaborem para o delineamento mais preciso das características importantes para o atendimento educacional adequado ao aluno com D&T.

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