DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO: ATUAÇÃO EM CLASSES DE RECUPERAÇÃO

Autores

  • Juliana Soares de Jesus Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia como Ciência e Profissão
  • Vera Lucia Trevisan de Souza Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia como Ciência e Profissão http://orcid.org/0000-0003-2062-0680

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20180014

Palavras-chave:

atenção, atuação do psicólogo, psicologia histórico-cultural, psicologia escolar, Vigotski

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar práticas psicológicas promotoras do desenvolvimento da atenção em crianças que frequentavam classes de recuperação em uma escola pública de uma cidade do interior de São Paulo. De natureza participativa e tipo interventivo, a pesquisa teve como aporte teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, com ênfase à interpretação de Vigotski sobre desenvolvimento e aprendizagem. Participaram da pesquisa vinte e seis alunos do 4º e 5º anos. Os resultados revelaram que práticas como a orientação e o planejamento de ações em conjunto com as crianças possibilitam a significação das atividades desenvolvidas e de modo concomitante a autorregulação da atenção. Entretanto, a significação para a criança só se consolida quando ela, pela percepção ampliada da situação, passa a planejar as suas ações, baseada em um novo modo de pensar e compreender a realidade, o que ressalta a importância do meio e das mediações para o desenvolvimento da atenção e das demais funções psicológicas superiores.

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Publicado

2019-04-05

Edição

Seção

Artigos