Uma análise da relação entre o dizer e o fazer do professor

Autores

  • Lucila Schieck Valente Ricci
  • Maria Eliza Mazzilli Pereira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Psicologia, Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise de Comportamento.

Palavras-chave:

correspondência verbal – não verbal, relação dizer-fazer, comportamento verbal, análise do comportamento

Resumo

Este trabalho teve como objetivo estudar a correspondência entre o que o professor diz sobre sua atuação em sala de aula, em relação a certos comportamentos-problema dos alunos, e a sua real prática como profissional diante desses comportamentos, descrevendo as situações em que a correspondência não ocorreu e as situações em que houve correspondência. Foi aplicado a três professores de uma escola pública um questionário sobre como agiriam diante de diversas situações-problema apresentadas; em seguida, foram realizadas observações desses mesmos professores em suas salas de aula, com o objetivo de verificar como agiam diante de situações-problema iguais ou semelhantes às do questionário. Os resultados mostraram um pequeno número de ocorrências em que houve correspondência entre o comportamento verbal e o não-verbal dos professores. Esse número, no entanto, aumenta para mais da metade das ocorrências quando consideramos a possível funcionalidade das respostas, e não apenas a sua topografia. Vários fatores possivelmente responsáveis pelos casos de não-correspondência são apontados.

Biografia do Autor

Lucila Schieck Valente Ricci

Psicóloga formada pela PUC-SP

Maria Eliza Mazzilli Pereira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Psicologia, Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise de Comportamento.

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professora da Faculdade de Psicologia da PUC-SP e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise de Comportamento.

Downloads

Publicado

2019-06-04

Edição

Seção

Artigos