O ENSINO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ

Autores

  • Lucila Moraes Cardoso Universidade Estadual do Ceará, Laboratório de Estudos e Práticas em Avaliação Psicológica
  • Gabriel Vitor Acioly Gomes Universidade Estadual do Ceará, Laboratório de Estudos e Práticas em Avaliação Psicológica

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190007

Palavras-chave:

avaliação psicológica, ensino da psicologia, formação do psicólogo

Resumo

A Avaliação Psicológica é a única área de atuação restrita ao psicólogo. Em vista de sua importância para a Psicologia, neste trabalho objetivou-se investigar a compreensão de professores de Avaliação Psicológica sobre questões relacionadas ao ensino da área em cursos de Psicologia das Instituições de Ensino Superior do Ceará. Foi feito contato com os coordenadores das 10 instituições com o curso de Psicologia reconhecido pelo Ministério da Educação. Foi obtida autorização para realizar a pesquisa em oito (80%) e conseguiu-se contato com 14 professores. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário respondido pelos professores. Constatou-se que 42,85% dos professores eram doutores e 76,90% definiram avaliação psicológica como um processo científico/de conhecimento. Todos os professores indicaram a importância das qualidades psicométricas dos testes como requisito mínimo para serem autorizados para o uso. A pesquisa possibilitou ter um panorama parcial do ensino e da formação do psicólogo em Avaliação Psicológica

Biografia do Autor

Lucila Moraes Cardoso, Universidade Estadual do Ceará, Laboratório de Estudos e Práticas em Avaliação Psicológica

Laboratório de Estudos e Práticas em Avaliação Psicológica da Universidade Estadual do Ceará – LEAPSI/UECE

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Publicado

2019-10-23

Edição

Seção

Artigos