Os estilos de pensamento do professor universitário

Autores

  • Linoel de Jesus Leal Ordoñez Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Antônio Carlos do Nascimento Osorio Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190015

Palavras-chave:

Estilos de pensamento, Professores universitários, Pedagogia, Pedagogias mediacionais

Resumo

Esta pesquisa está centrada no paradigma do pensamento e comportamento do professor, e a sua intenção foi compreender os estilos do pensamento do professor universitário desde duas expressões do pensamento e comportamento. Assume-se a teoria dos estilos do pensamento de Sternberg, com a função na sala de aula e o nível de desempenho, como formas do autogoverno mental. O enfoque da pesquisa foi o empírico-indutivo, inspirado na tradição do positivismo lógico, e o estudo de caso como metodologia. Aplicou-se uma escala likert de 24 items a 40 professores da carreira de Educação na Universidade Francisco de Miranda (UNEFM), e o coeficiente Alfa de Cronbach obtenido para confiabilidade foi de 0,71 (alta). Os resultados evidenciam um estilo do pensamento mediacional (EPM), com base em procedimentos do ensino cognitivos e construtivistas, padrões democráticos para organização da atividade na sala de aula, assim como também um processo simultâneo de reflexão que informa aos professores sobre que e como melhorar enquanto vão ensinando. Estes resultados aportam informação sobre o pensamento e o comportamento do professor, podendo promover o melhoramento da pratica do ensino, além de processos de formação pedagógicos mais focalizados e com base em pedagogias mediacionais que aportem melhores aprendizagens aos estudantes.

Biografia do Autor

Linoel de Jesus Leal Ordoñez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Educação. Mestrado em Ciências em Orientação da Conduta. Doutor em Ciências Humanas. Professor Associado UNEFM. Bolsista de Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Brasil)

Antônio Carlos do Nascimento Osorio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Psicologia e Pedagogia. Mestrado em Educação. Doutor em Educação. Professor Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil). Coordenador de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMS

Downloads

Publicado

2019-10-24

Edição

Seção

Artigos