A produção científica do GT de Psicologia da Educação da ANPEd e a apropriação de teorias psicológicas

Autores

  • Diana Carvalho De Carvalho Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia de Ensino
  • Marilda Gonçalves Dias Facci Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Sonia Mari Shima Barroco Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia

Palavras-chave:

Psicologia da Educação, matrizes teóricas da Psicologia, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

O objetivo deste artigo é discorrer acerca das principais matrizes teóricas da Psicologia presentes nos trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho de Psicologia da Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPEd, no período de 1998 a 2008, com destaque para a Teoria Comportamental, Psicanálise, Epistemologia Genética e Psicologia Histórico-Cultural. O texto aborda a relação entre Psicologia e Educação; a apropriação das teorias psicológicas pela Educação; e, por fim, os questionamentos resultantes da pesquisa realizada que abrange a produção do GT. Concluindo, partindo dos pressupostos vigotskianos, entendemos que, independente da perspectiva teórica adotada, uma ideia destacada neste texto é a defesa da necessidade de fundamentos teóricos nas produções científicas e de investimento na apropriação do conhecimento por todos os indivíduos que passam pelo processo de escolarização.

Biografia do Autor

Diana Carvalho De Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia de Ensino

Doutora em Educação pela PUC-SP - Programa de Educação: história, política e sociedade. Professora associada do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.

Marilda Gonçalves Dias Facci, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Professora do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá

Sonia Mari Shima Barroco, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia

Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM

Publicado

2019-10-24

Edição

Seção

Artigos