Considerações (Bio)Éticas sobre Pesquisas Participativas com usuários de drogas

Autores

  • Moises Romanini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Considerando a relevância do tema na sociedade brasileira e o crescente fomento de pesquisas sobre drogas no Brasil, este trabalho tem como objetivo propor uma reflexão sobre ética e bioética nas pesquisas com usuários de drogas. Discute-se como é concebido o ato de pesquisar e algumas especificidades das pesquisas participativas. Em seguida, são apresentados os conceitos de ética e bioética, enfatizando as Normas Éticas para Pesquisa com Seres Humanos e o Modelo Principialista em Bioética. Discute-se que toda ação educativa e de pesquisa são ações políticas e culturais e, consequentemente, éticas. Por isso, a ética deve ser uma busca interminável, um impulso permanente em busca de crescimento e transformação. Tais considerações bioéticas evidenciam que os procedimentos de uma pesquisa não podem se limitar a uma abordagem protocolar e superficial, restrita a etapa de coleta de dados. Além disso, com a noção de ampliação da vida presentes nos discursos da bioética e da Redução de Danos, o trabalho com usuários de drogas deve ser pautado por uma ética baseada no cuidado.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Moises Romanini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo, Mestre em Psicologia (PPGP-UFSM), Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional – UFRGS, Integrante dos Grupos de Pesquisa "Saúde, Minorias Sociais e Comunicação" (UFSM) e "Ideologia, Comunicação e Representações Sociais" (UFRGS), Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2014-02-04

Como Citar

Romanini, M. (2014). Considerações (Bio)Éticas sobre Pesquisas Participativas com usuários de drogas. Psicologia Revista, 22(2), 213–233. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/17990

Edição

Seção

Artigos Teóricos