O trabalho com os pais na análise de crianças

Autores

  • Isabel Napolitani Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

O objetivo desta investigação é circunscrever o que há no laço entre pais e filhos no âmbito analítico e, a partir dessa delimitação, pensar sobre a função do trabalho realizado com os pais de uma criança em análise. Parto do princípio de que existe um trabalho a ser realizado com os pais e discuto a sua função, uma vez que os pais não se apresentam como pacientes, isto é, não solicitam análise. Assim, pergunto-me se é possível correlacionar o trabalho com os pais e o trabalho inicial de qualquer tratamento analítico. A investigação que se segue está dividida em duas partes. Primeiro delimita-se o que há na relação entre pais e filhos. Segundo, caracteriza-se o que Freud denominava tratamento de ensaio e Lacan chamava de entrevistas preliminares. Por fim, correlaciono a estrutura do trabalho com os pais e as entrevistas preliminares, nas quais encontramos a questão do diagnóstico, do laço transferencial e das retificações subjetivas. Neste primeiro tempo de uma análise, as intervenções do analista ocorrem no campo transferencial. Porém, encontram-se inscritas no âmbito das retificações subjetivas. Neste trabalho, o analista não interpreta os pais, mas faz uso da escuta analítica.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabel Napolitani, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Psicóloga com Pós-graduação lato senso pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Este artigo foi elaborado a partir da monografia de conclusão do curso de especialização Psicanálise e Linguagem: uma outra psicopatologia.

São Paulo 2008.

Downloads

Publicado

2014-02-05

Como Citar

Napolitani, I. (2014). O trabalho com os pais na análise de crianças. Psicologia Revista, 16(1/2), 29–49. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18056

Edição

Seção

Artigos Teóricos