Reflexões sobre a origem dos Sete Tipos Psicológicos da Psicossíntese

Autores

  • Marina Pereira Rojas Boccalandro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Resumo

Neste artigo, a autora procura refletir sobre a origem dos tipos psicológicos propostos por Roberto Assagioli e ligá-los à doutrina dos Sete Raios da Teosofia, a qual acredita ter sido a fonte inspiradora para o criador da Psicossíntese. Na introdução, coloca a tendência que um ramo da Psicologia – a Humanista-Transpessoal – tem apresentado, desde o século passado, de aproximar-se das religiões e crenças espirituais do Oriente e também de saberes esotéricos do Ocidente. É feito um breve apanhado do que é Teosofia, seus criadores, e a doutrina dos Sete Raios, estudada em profundidade por Alice Bailey, a sucessora de Madame Blavatsky, uma das fundadoras da Sociedade Teosófica Ocidental. Apresenta, resumidamente, os Raios para posteriormente pareá-los com os Sete Tipos Psicológicos de Assagioli. A seguir, introduz o conceito dos Sete Temperamentos Humanos da Psicossíntese, fazendo um pequeno resumo de cada um deles. Nas considerações finais, apresenta um paralelo entre os dois saberes – o esotérico-teosófico e o psicológico-psicossintético. Conclui que Roberto Assagioli fez uma leitura psicológica dos Sete Raios, assim como dos conceitos do hinduismo e budismo, como Self Pessoal, Self Transpessoal e Inconsciente Coletivo, que foram introduzidos na Psicologia Analítica de Jung, na Psicologia Transpessoal e na Psicossíntese, o enfoque teórico que concebeu.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marina Pereira Rojas Boccalandro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Professora Associada do Departamento de Psicodinâmica da Faculdade de Psicologia da PUC-SP, Supervisora e Psicoterapeuta. Membro da Academia Paulista de Psicologia – Cadeira 13.

Downloads

Publicado

2014-02-05

Como Citar

Boccalandro, M. P. R. (2014). Reflexões sobre a origem dos Sete Tipos Psicológicos da Psicossíntese. Psicologia Revista, 16(1/2), 133–148. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18061

Edição

Seção

Artigos Teóricos