O cotidiano escolar e a promoção de autonomia – uma análise das práticas e dos discursos pedagógicos

Autores

  • Ana Paula Sthel Caiado Universidade Federal do Espírito Santo
  • Claudia Broetto Rossetti Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Trata-se de um estudo sobre a inserção, na escola, de estratégias facilitadoras do processo de construção da autonomia. De acordo com a abordagem psicogenética, são condições indispensáveis a tal processo o aproveitamento dos recursos e interesses infantis, de forma a possibilitar a livre construção do conhecimento e o estímulo a trocas sociais cooperativas baseadas no respeito mútuo e na reciprocidade. Buscou-se, então, analisar o cotidiano de uma escola do município de Vitória-ES, procurando nele identificar situações favorecedoras do pensar e agir autônomos. Foram observadas uma turma de pré e outra de quarta série e realizadas entrevistas com seus respectivos professores. Para tanto, utilizou-se um protocolo de observação na forma de registro de ocorrência, além de um roteiro de entrevista. De maneira geral, foram encontradas algumas das evidências consideradas neste trabalho como características de um ambiente sociomoral, entretanto, sua freqüência na maioria dos casos foi inferior à dos aspectos a elas contrapostos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Sthel Caiado, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Claudia Broetto Rossetti, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo, Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2014-02-05

Como Citar

Caiado, A. P. S., & Rossetti, C. B. (2014). O cotidiano escolar e a promoção de autonomia – uma análise das práticas e dos discursos pedagógicos. Psicologia Revista, 16(1/2), 149–165. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18062

Edição

Seção

Artigos Teóricos