Gênero e enfrentamento da dor

Autores

  • Mariana Nogueira Faculdade de Medicina da USP
  • Sidnei José Casetto Universidade Federal de São Paulo

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a existência de diferenças de gênero na escolha de estratégias de enfrentamento da dor em pacientes com dor crônica. Foi realizado no Ambulatório de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP e na Liga de Dor da FMUSP e da EEUSP e contou com a participação de 60 sujeitos, sendo 30 homens e 30 mulheres. Dos 60, 3 homens e 3 mulheres foram sorteados randomicamente para se submeterem a uma entrevista semi-dirigida. Foram utilizados também: inquérito de dados demográficos, Escala Visual Analógica e o Questionário de Estratégia de Enfrentamento da Dor. Na análise quantitativa, verificaram-se diferenças entre os gêneros na intensidade da dor e na freqüência do uso das estratégias de enfrentamento “auto-afirmação de coping” e desvio da atenção. Na análise qualitativa constataram-se diferenças importantes quanto à atribuição de causalidade, impacto gerado pela dor, comportamentos adaptativos à dor e nas estratégias de enfrentamento e superação da condição dolorosa, informações sobre a doença, crenças religiosas e caracterização da dor. Como a dor é multidimensional, pode-se dizer que o questionário e a entrevista se complementaram, o primeiro contemplou o aspecto sensorial da dor e a segunda os aspectos emocionais, sociais e simbólicos. Esta pesquisa revelou resultados importantes, que devem ser mais explorados em futuros estudos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana Nogueira, Faculdade de Medicina da USP

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Psicologia Hospitalar pela Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Mestranda em Ciências pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP.

Sidnei José Casetto, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor adjunto do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo.

Downloads

Publicado

2014-02-05

Como Citar

Nogueira, M., & Casetto, S. J. (2014). Gênero e enfrentamento da dor. Psicologia Revista, 15(2), 161–176. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18085

Edição

Seção

Artigos Teóricos