Mulheres e as influências afetivas no adoecimento hipertensivo

Autores

  • Anna Isabel Araujo Vaz Universidade Federal de Mato Grosso
  • Renata Costa Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Hipertensão arterial sistêmica, Mulher, Psicanálise, Afetividade

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo compreender se mulheres hipertensas consideram a influência das vivências pessoais e afetivas no desenvolvimento e na manifestação da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Foi utilizada a entrevista semiestruturada em 12 pacientes internadas com HAS no Hospital Universitário Júlio Müller, que se localiza no município de Cuiabá, Mato Grosso. As entrevistadas eram adultas, com idades entre 40 a 59 anos. Para a sistematização dos dados colhidos foi escolhido o uso do software ALCESTE e o referencial teórico definido foi a Psicanálise. Pôde ser apontado como a história pessoal e vivências emocionais aparentaram influenciar na maneira como as entrevistadas significaram a experiência do adoecimento hipertensivo e dos tratamentos referentes, marcando a importância de uma visão integral do sujeito e da abordagem multiprofissional.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anna Isabel Araujo Vaz, Universidade Federal de Mato Grosso

Psicóloga especialista pelo programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso com Ênfase em Atenção Cardiovascular pela Universidade Federal de Mato Grosso (de posse da ata de defesa da monografia).

Renata Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Psicóloga Preceptora e Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso com Ênfase em Atenção Cardiovascular pela Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do departamento de Psicologia da UFMT.

Downloads

Publicado

2015-08-10

Como Citar

Vaz, A. I. A., & Costa, R. (2015). Mulheres e as influências afetivas no adoecimento hipertensivo. Psicologia Revista, 24(1), 83–106. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/24230

Edição

Seção

Artigos Teóricos