Entrevista psicológica na avaliação pericial em Psicologia do Trânsito: uma análise crítica

Autores

  • Maíra Coêlho Amorim Instituto Nacional de Cursos
  • Hugo Ferrari Cardoso Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Avaliação psicológica, Entrevista psicológica, Psicologia do trânsito

Resumo

Apesar da evolução da avaliação psicológica no contexto de trânsito, que passou a ser compreendida como um processo técnico-científico, no Brasil ainda é possível verificar o imperialismo dos testes psicológicos. A entrevista psicológica é tida, nesse contexto, em muitos casos, apenas como uma complementação para os testes psicológicos, sendo aplicada, muitas vezes, após os testes. De acordo com as resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP), no processo de avaliação pericial no trânsito, a entrevista psicológica deve ser de caráter inicial e sua aplicação é obrigatória, no entanto, o que se verifica é a falta de aperfeiçoamento e reestruturação da mesma, o que daria a cientificidade necessária para ser uma importante variável de mensuração do indivíduo no processo de avaliação psicológica. Este artigo teve como objetivo analisar o roteiro de entrevista proposto pela Resolução CFP nº 007/2009 para a avaliação no trânsito. Como principais resultados, foram identificadas possíveis deficiências no roteiro de entrevista proposto pela resolução, tais como, uso de linguagem inadequada, tipo e quantidade de perguntas, dentre outras questões.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maíra Coêlho Amorim, Instituto Nacional de Cursos

Psicóloga do trânsito. Especialista em Psicologia do Trânsito pelo Instituto Nacional de Cursos (INCURSOS).

Hugo Ferrari Cardoso, Universidade Estadual Paulista

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Docente do curso de graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp Bauru).

Downloads

Publicado

2015-08-10

Como Citar

Amorim, M. C., & Cardoso, H. F. (2015). Entrevista psicológica na avaliação pericial em Psicologia do Trânsito: uma análise crítica. Psicologia Revista, 24(1), 107–120. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/24231

Edição

Seção

Artigos Teóricos