Subsídios da análise do comportamento para uma discussão do padrão perfeccionista na docência

Autores

  • Taisa Scarpin Guazi Universidade Estadual de Maringá
  • Carolina Laurenti Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

ensino superior, Análise do comportamento, produção científica, perfeccionismo, análise funcional

Resumo

As atuais exigências que circunscrevem a rotina do professor universitário parecem ser favoráveis ao desenvolvimento do perfeccionismo. A despeito disso, na literatura consultada, o perfeccionismo não era usualmente definido, mesmo sua presença sendo considerada fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças. Com base nesse quadro, o objetivo deste estudo foi investigar o padrão perfeccionista no ambiente acadêmico à luz da teoria skinneriana. Para tanto, foi delineada uma interpretação do perfeccionismo em termos analítico-comportamentais, o que envolveu a caracterização de algumas contingências que poderiam ser responsáveis pelo padrão perfeccionista no contexto acadêmico, como o entrelaçamento de contingências que demandam extrema responsabilidade com contingências que produzem baixa autoestima. A presença do sentimento de extrema responsabilidade e do padrão de baixa autoestima sugere a participação de controle aversivo na origem e manutenção desse padrão comportamental. Com efeito, as contingências institucionais acadêmicas, frente à sua atual organização, têm produzido operantes de fuga/esquiva por parte dos professores universitários. A compreensão do padrão perfeccionista apartada do seu contexto e da sua história subscreve o mito das causas internas. A análise do comportamento, ao enfocar a relação estabelecida entre indivíduo e mundo, pode contribuir para uma interpretação do padrão perfeccionista capaz de indicar possíveis caminhos para que os professores modifiquem, efetivamente, a sua realidade.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Taisa Scarpin Guazi, Universidade Estadual de Maringá

Psicóloga pela Universidade Estadual de Maringá e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Bauru.

Carolina Laurenti, Universidade Estadual de Maringá

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2016-05-10

Como Citar

Guazi, T. S., & Laurenti, C. (2016). Subsídios da análise do comportamento para uma discussão do padrão perfeccionista na docência. Psicologia Revista, 24(2), 289–309. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/27802

Edição

Seção

Artigos Teóricos