Arte do terceiro setor como símbolo de transformação sociocultural

Autores

  • Paola Vieitas Vergueiro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

psicologia junguiana, arte, energia psíquica, símbolo, inclusão sociocultural

Resumo

Este artigo investiga, a partir da teoria junguiana, possíveis sentidos de ações promovidas pelo terceiro setor que se utilizam de linguagem artística. Para realiza-lo explora, a partir das postulações de Jung, a relação entre arte e consciência coletiva. Aborda o sentido social e cultural dos fundamentos teóricos junguianos. Apresenta o conceito de energia psíquica, esclarecendo a importância do seu emprego como pulsão pela atividade, reflexão ou criatividade para o desenvolvimento humano. Analisa a crise social atual, a partir da referência teórica junguiana. Com base nos fundamentos teóricos apresentados, realiza uma leitura das ações promotoras de inclusão social de organizações do terceiro setor mediante uso de linguagens artísticas observadas no mundo contemporâneo, compreendendo-as como novas vias para a transformação da psique sociocultural. Propõe, finalmente, que este fato seja visto como símbolo de uma transformação própria à realidade sociocultural brasileira.

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Biografia do Autor

Paola Vieitas Vergueiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Psicóloga pela PUC-SP, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (Mackenzie), arteterapeuta (AATESP), especialista e doutora na abordagem junguiana (PUC-SP). Realiza formação de analista no IJUSP.  Arteterapeuta, professora e supervisora

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Publicado

2016-09-25

Como Citar

Vergueiro, P. V. (2016). Arte do terceiro setor como símbolo de transformação sociocultural. Psicologia Revista, 25(1), 191–210. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/29617

Edição

Seção

Artigos Teóricos