A escrita do sinthoma segundo a lógica não toda fálica

Autores

  • Nelly Brito Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Heloisa Caldas Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i2p.403-419

Palavras-chave:

Sexuação, Erro comum, Não todo, Escrita, Sinthoma

Resumo

As questões que pautam o presente texto surgem da experiência de trabalho como psicóloga em diferentes serviços da rede pública de saúde mental e são desdobradas em uma pesquisa acadêmica vinculada ao Programa de Pós-graduação em Psicanálise: Clínica e Pesquisa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O texto objetiva desenvolver pontos da teoria psicanalítica para pensar a operação de sexuação como modo singular de tratamento de gozo para cada ser falante. Para tanto, a distância entre o real da coisa e suas representações é abordada. Explora-se o erro comum que acopla distintos modos de gozo à existência de dois sexos. Em seguida são investigados os limites implicados nas tentativas de compartilhar questões indizíveis acerca do que se passa no corpo a partir do gozo sexual. Depois de passar pelos efeitos de uma sexuação sintomática ligada ao erro comum, a discussão toca outras possibilidades de tratamento do gozo, principalmente com base nas elaborações lacanianas acerca de James Joyce. Como conclusão, são apresentadas questões que destacam a lógica do não todo fálico como via que aponta para uma singularidade radical na escrita do sinthoma.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nelly Brito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Psicanálise: Clínica e Pesquisa (UERJ-RJ). Mestre em Teoria Psicanalítica (UFRJ-RJ). Especialista em Psicanálise e Saúde Mental (UERJ-RJ). Docente do Curso de Psicologia (IBMR-RJ). Graduada em Psicologia (UNAMA-PA).

Heloisa Caldas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ / Rio de Janeiro-RJ). Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ / Rio de Janeiro-RJ). Professora Adjunta do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em psicanálise da Universidade do estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Downloads

Publicado

2017-11-15

Como Citar

Brito, N., & Caldas, H. (2017). A escrita do sinthoma segundo a lógica não toda fálica. Psicologia Revista, 26(2), 403–419. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i2p.403-419

Edição

Seção

Artigos Teóricos