Trabalho, adoecimento e rotatividade: investigação de uma central de teleatendimento a urgências

Autores

  • Bruno Otávio Arantes Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i1p83-109

Palavras-chave:

adoecimento, rotatividade, teleatendimento, organização do trabalho

Resumo

O teleatendimento tem apresentado um crescimento consistente. Somente em Belo Horizonte, nos dois últimos anos, foi o maior gerador de vagas no setor de serviços. Apesar de sua crescente importância econômica, estudos recentes estabelecem relação entre o trabalho no teleatendimento e o adoecimento, sendo a atividade considerada potencialmente danosa à saúde. Nesse sentido, o trabalho é compreendido como categoria social estruturante, na medida em que é produtor da condição humana e representa um eixo de sua historia. Este artigo tem por objetivo compreender os altos índices rotatividade e adoecimento em uma central de teleatendimento a urgências. A coleta de dados foi realizada por meio das observações do trabalho e entrevistas. A investigação teve como resultado principal que o adoecimento e a rotatividade estão associados às condições e a organização do trabalho. Nas conclusões são apresentadas algumas sugestões para a modificação desses elementos, visando reduzir, pelo menos em parte, esses índices.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno Otávio Arantes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professor Doutor do Departamento de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Arte

Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Psicologia do Trabalho e das Organizações

Downloads

Publicado

2018-07-26

Como Citar

Arantes, B. O. (2018). Trabalho, adoecimento e rotatividade: investigação de uma central de teleatendimento a urgências. Psicologia Revista, 27(1), 83–109. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i1p83-109

Edição

Seção

Artigos Teóricos