Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i1p9-36

Palavras-chave:

Avaliação Psicológica, Medidas de inteligência, WISC

Resumo

A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC) é uma bateria psicológica para avaliação da capacidade intelectual e de resolução de problemas de sujeitos entre 6 e 16 anos. Pesquisas com o WISC no Brasil tiveram início em 1960, sendo pesquisado até os dias de hoje e se caracteriza como um dos instrumentos mais importantes para avaliar a inteligência em crianças. Nesta pesquisa objetivou-se analisar a produção científica brasileira de artigos sobre o WISC, disponível nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), enfatizando os estudos que investigaram as qualidades psicométricas do instrumento para atestar a sua cientificidade para uso. Foram selecionados 110 artigos científicos, publicados entre os anos de 1975 e 2018. Resultados apontaram o crescimento no número de publicações, principalmente a partir dos anos 2000 e com predomínio de autores afiliados a instituições localizadas na Região Sudeste do Brasil. Além disso, o WISC-III foi a edição mais utilizada nas pesquisas. De todos os estudos, 57 artigos (51,82%) utilizaram o teste para fins de avaliação e diagnóstico e apenas 19 estudos (16,36%) buscaram as qualidades psicométricas (estudos de validade, precisão, normatização e padronização) do WISC, evidenciando a necessidade de mais pesquisas dessas características para contribuir com a cientificidade do instrumento.

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Publicado

2019-08-12

Como Citar

Dias-Viana, J. L., & Gomes, G. V. A. (2019). Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros. Psicologia Revista, 28(1), 9–36. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i1p9-36

Edição

Seção

Artigos Teóricos