A experiência vivida de surfar: um estudo fenomenológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i3p633-659

Palavras-chave:

surf, surfe, surfista, psicologia do esporte, fenomenologia

Resumo

O surfe é uma atividade amplamente praticada, que se constitui em deslizar na parede de uma onda sobre uma prancha. Entretanto, nota-se que a vivência com essa prática vai além de suas técnicas. O objetivo deste estudo foi compreender como é a experiência vivida de surfar por meio das percepções dos próprios praticantes. A metodologia de inspiração fenomenológica foi utilizada como meio de acesso a essas vivências, com o auxílio de entrevistas abertas, norteadas por pergunta disparadora. Foram entrevistados 8 participantes, todos amadores, que relataram experiências vividas apresentadas em 3 movimentos: antes de entrar no mar, vivenciando o mar com uma prancha e saída do mar. Nestes, evidenciou-se a necessidade de preparação para a prática, percepções mistas de medo, coragem, prazer e contemplação durante a experiência e a demonstração do quanto essa vivência extrapola os limites da praia para suas vidas pessoais. A partir dos resultados do presente estudo, entende-se que essa prática se apresenta de modo peculiar, e exige do profissional que se proponha a trabalhar com o surfe uma reflexão sobre os aspectos que o envolvem. Defende-se aqui uma psicologia do esporte que seja sensível às experiências vividas de seus praticantes para, posteriormente, ocupar-se de regras e técnicas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natali Cristofolli, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) - USP

Psicóloga pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Aprimoranda em Psicologia e Promoção de Saúde no Hospital das Clínicas FMRP - USP.

Mak Alisson Borges de Moraes, Universidade de Brasília

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013), mestre em psicologia na mesma universidade. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília. Professor substituto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Thabata Castelo Branco Telles, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) - USP

Psicóloga (UNIFOR/CNPq), Mestre em Psicologia (UNIFOR/FUNCAP), Doutoranda em Psicologia (USP-FFCLRP/FAPESP).

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

Cristofolli, N., Moraes, M. A. B. de, & Telles, T. C. B. (2019). A experiência vivida de surfar: um estudo fenomenológico. Psicologia Revista, 27, 633–659. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i3p633-659